top of page

Você sabe o que é Plicoma Anal?

Parece Hemorroida, mas não é.



Olá!! Você sabe o que é plicoma anal? Apesar de ser muito comum, o plicoma anal é na maioria das vezes confundido com uma hemorroida, pelo paciente.


O plicoma anal é um excesso de pele localizada na parte externa do ânus. Na maioria das vezes, ele é percebido pela primeira vez, durante a higiene anal. Esse excesso de pele geralmente não causa sintomas, principalmente quando são muito pequenos (seu tamanho varia de milímetros até alguns centímetros). Porém, podem causar prurido (coceira) local, dificuldade na higienização, inchaços locais recorrentes (principalmente após as evacuações), e muitas vezes a queixa será pelo desconforto causado esteticamente.


O plicoma anal é um excesso de pele localizada na parte externa do ânus.

Algumas condições comuns que podem levar ao surgimento do plicoma:

- Crises hemorroidárias: durante o inchaço da hemorroida a pele se estica, e ao desinchar pode ser que ela não volte ao seu tamanho anterior, permanecendo maior e formando o excesso de pele.

- Gestação ou obesidade: pelo aumento da pressão intra-abdominal, levando ao inchaço perianal, e à formação do excesso de pele.

- Constipação (prisão de ventre, “ intestino preso”): o esforço evacuatório (força para expulsão das fezes) também pode provocar o inchaço perianal.

- Leitura ou uso de celular no vaso sanitário: quanto mais tempo sentado ali, maior a pressão e a chance do inchaço perianal.


A boa notícia é que ele não vai te causar maiores problemas, não vira câncer, e pode ser feita a remoção cirúrgica (caso o paciente deseje).

E então, você tem esse excesso de pele no ânus? Espero ter te ajudado um pouco

Até mais!

306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page